Das pessoas “concretas” …

Padrão
Das pessoas “concretas” …

Aquelas pessoas “concretas”  ?  … 

Há dias em noto que algumas pessoas são de fato chatas ou uma mistura de narcísicas com um toque de concretismo no pensamento … aquelas pessoas que você até tenta se aproximar com um certo toque de leveza e simbólica e elas já respondem com uma “patada” …. aquelas que não se permitem voar … ou teriam elas um receio em se soltar, se entregar á algum momento simbolicamente possível e menos rude?

Sei que algumas além de chatas e amargas, vão arrumando suas coisas em caixas e até se relacionam dessa forma, quando lhe for possível vão lá e acessam a “caixa” daquele relacionamento … enfim, tudo muito “organizado” … ou não…. RS Desconfio de tudo que seja muito.

Sei que resolvi manter uma distância … se elas já sabem o quanto fazem falta em nossas vidas, do quanto gostamos delas … e ainda assim não se permitem um passo á sutileza ….. enfim….. nada de migalhas afetivas. Ninguém precisa disso, ao menos eu não me adapto ás migalhas. O pior é que estas pessoas no final ainda encontram em suas defesas (narcísicas) fazer com que você se ache o errado da situação … sinceramente …. pessoas concretas demais, reais demais, bonitas demais, perfeitas demais, sozinhas demais, se negam a qualquer investida de mudança, mas exigem que você se encaixe na “caixa” delas, ou está fora.
Ah…. enfadonhas, irreais e preocupantes. Eu costumava confiar em tipos assim. Hoje….. vou aprendendo ….
Então para fundamentar um pouco… cuidado com sua “concretude” … pois …Para aqueles que acreditam ser normal e até desejável que a pessoa tenha seus pensamentos exclusivamente atrelados ao concreto e ao real, lembramos que essa limitação imposta ao pensamento, fazendo-o incapaz de afastar-se do absolutamente concreto, leva o nome de Concretismo, que também é uma alteração da forma do pensamento.
Visto assim, normal seria a dupla capacidade do pensamento, tanto para lidar com a fantasia, quanto para lidar com o concreto, de maneira livre e autônoma. O ser humano normal deve ter autonomia e capacidade de passar voluntariamente de uma forma à outra e, principalmente, deve saber claramente onde começa um tipo de pensamento e termina o outro.
Concretismo
Trata-se de uma modalidade especial de alteração da forma do pensamento, que consiste na incapacidade do indivíduo para fazer a distinção entre o simbólico e o concreto. Seria quase o oposto do derreísmo. Em muitas pessoas, esta manifestação não representa nada de anormal, sendo mais um resultado de incultura ou dificuldade intelectual, em outras pessoas, porém, essa dificuldade de abstrair-se do concreto adquire um caráter nitidamente patológico .

A capacidade de abstração é fundamental ao ser humano e serve, entre outras utilidades, para avaliar os vários aspectos de uma situação, argüir e reagir diante de estímulos que não aparecem intrínseca e concretamente definidos. Pessoas incultas revelam sempre dificuldades na compreensão do simbólico e o ato de captar, rápida e intuitivamente. Os vários aspectos de uma situação simbólica requerem um bom nível intelectual e cultural. Nas atividades cotidianas não há exigência de nenhuma atitude abstrata, visto tratar-se da execução de atos eminentemente pragmáticos, aprendidos ou até condicionados.

O pensamento concreto, por sua vez, sempre se refere à sensação e se opõe à abstração, tal como o pensamento chamado de primitivo. Falta ao pensamento primitivo e concreto a independência da realidade para abstrair-se, pois o primitivo está sempre escravizado pelo fenômeno material e o objeto do pensar é sempre o mesmo objeto da percepção. Portanto, o conceito de concreto exprime sempre um objeto particular determinado e sensorialmente percebido. O que esse tipo de pensamento consegue produzir está sempre vinculado à analogia.

Então…. menos…. beeeeem menos ok?

Pronto. Falei.

Anúncios

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s